A japonesa Naomi Osaka, 13ª do ranking da WTA, relatou preocupação com a chinesa Peng Shuai, que há quase duas semanas está sem aparições públicas após denunciar violência sexual sofrida por parte de um político chinês.
Dona de dois títulos do Grand Slam em duplas, Peng Shuai foi a principal rede social chinesa, Weibo, e em 02 de novembro publicou em sua conta verificada um relato em que acusava o ex-vice-primeiro ministro da China, Zhang Gaoli, de violência sexual. A publicação foi deletada da rede social menos de 30 minutos depois de sua publicação e o perfil da tenista e 35 anos está bloqueado para buscas.
Ao tomar conhecimento da notícia, a japonesa Naomi Osaka fez um pequeno pronunciamento nas redes sociais demonstrando preocupação com Peng e seus familiares, bem como criticou qualquer ato de censura.
"Olá todo mundo, não sei se todos vocês estão sabendo das últimas notícias, mas fui comunicada recentemente que uma colega tenista está desaparecida desde que fez denuncias da violência seuxal que sofreu", iniciou Naomi.
"Censura nunca é ok, independente da situação. Espero que Peng Shuai e sua família estejam seguros e bem. Estou em choque a respeito dessa situação e enviando a ela todo amor e luz", finalizou.
. #WhereIsPengShuai pic.twitter.com/51qcyDtzLq
— NaomiOsaka大坂なおみ (@naomiosaka) November 16, 2021