A parceria formada pelos croatas Nikola Mektic e Mate Pavic alcançou um feito inédito para seu país ao serem confirmados como a dupla numero 1 do mundo pela ATP. Pela primeira vez, uma dupla 100% croata termina o ano na ATP como Nº1.
Campeões Olímpicos em Tóquio, de Wimbledon e três títulos do Masters (Miami, Monte Carlo e Roma), Pavic e Mektic chegaram a este ponto da temporada com nove títulos e ainda são favoritos ao título do ATP Finals de Turim, na Itália.
Matee Pavic já fechou a temporada como a dupla número 1 em duas oportunidades, a primeira em 2018 ao lado do austríaco Olivier Marach e a segunda em 2020, ao lado do mineiro Bruno Soares.
“Eu acho que é uma conquista muito boa, especialmente depois do ano que tivemos. Eu estava realmente ansioso para isso acontecer”, disse Mektic ao site da ATP. “Esse foi definitivamente um dos objetivos quando vi como as coisas estavam indo bem. É uma conquista para coroar o ano inteiro de vitórias realmente boas e grandes títulos de torneios com o número 1 do ranking", finalizou.
“Estou extremamente feliz. Obviamente, é a terceira vez para mim nos últimos quatro anos com três parceiros diferentes. É a primeira vez que faço isso com um compatriota, então acho que é definitivamente uma grande conquista para nós pessoalmente, mas também para o tênis croata, em geral, ter um time nº 1 no final do ano vindo da Croácia ”, Pavic disse também à ATP. “Eu acho que é uma grande conquista. Obviamente, tivemos um ótimo ano e estamos ansiosos para jogar em Turim este ano nas finais e tentar terminar o ano da mesma forma que começamos”.