Depois de uma batalha de cerca de 4h30min na quarta-feira, Gabriela Felix, de apenas 15 anos, ficou mais cinco horas em quadra nesta quinta-feira, mas não resistiu à segunda favorita na semifinal da categoria mundial até 18 anos da 36ª edição do Bahia Juniors Cup, competição realizada no Clube Bahiano de Tênis em parceria com a Federação Bahiana de Tênis.
Crédito: Thiago Parmalat / Foto: Stephany Lima
A paulista Stephany de Lima superou a carioca por 2 sets a 1 com parciais de 5/7 6/3 6/1. O jogo começou pouco depois das 10h30 e terminou pouco depois das 15h30 diante de um dia abafado em Salvador (BA).
Stephany já entrará em quadra para a final na tarde desta sexta-feira diante da catarinense Maria Turchetto que venceu a 18ª consecutiva, passando por Beatriz Guerra por 6/0 6/2. Campeã em Londrina (PR), Curitiba (PR) e Blumenau (SC), ela irá tentar seu quarto troféu consecutivo.
Entre os meninos, final totalmente carioca entre João Fonseca e Victor Alves. Alves passou pelo principal favorito, o paranaense Matheus de Lima, por 6/4 0/6 6/4 enquanto que Fonseca derrotou Henrique Brito, cabeça de chave 2, por 6/3 7/5.
Nos 14 anos, Guilherme Barral representa a Bahia nas semifinais. Ele venceu o duelo baiano contra Davi Costa por 6/0 7/5 e encara, nesta sexta-feira, o segundo favorito, Cario Dourado. A outra semi será entre João Di Salvo e Marco Iannoni. No feminino, a paulista de São José do Rio Preto, Isadora Sigrist, foi a campeã passando por Lais Shibata por 6/1 6/3.
Nos 16 anos, o baiano Gabriel Godoy disputa a final contra Pedro Rocha. Godoy passou por Lucas Ranciano na semi por 6/3 6/4 e Rocha fez um duplo 6/4 sobre Lucas de Carvalho. Os torneios de 14 e 16 pontuam para o ranking Sul-Americano do Cosat.
A sexta-feira terá todos os jogos de final de simples e duplas no torneio mundial e no torneio sul-americano de 14 e 16 anos começando a partir das 10h.
O torneio tem 240 atletas do Brasil, Sérvia, Chile e Estados Unidos e vai até esta sexta-feira, dia 5, com pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis até 18 anos, pontos no ranking sul-americano até 14 e 16 anos e no ranking nacional até 12 anos.
Além do Brasil, há atletas na disputa da Sérvia, Estados Unidos e do Chile.
O Bahia Juniors Cup é celeiro de grandes nomes do tênis brasileiro. Já disputaram a competição nomes como Gustavo Kuerten, campeão em 1993 na categoria 16 anos sobre o talento baiano Duda Catharino Gordilho em batalha de três sets, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin, que chegaram ao top 10 juvenil disputando os Grand Slams, fizeram a estrelada final na temporada 2018 com triunfo do tenista local.
Programação Sexta-Feira (05/11) - Torneio Mundial ITF 18 anos:
10:00 - Henrique Brito/Matheus Lima (BRA) vs. Ricardo Dutra/Pedro Rodrigues (BRA)
14:00 Maria Carolina FERREIRA TURCHETTO (BRA) [1] vs. Stephany RODRIGUES DE LIMA (BRA)
17:00 - Victor Milare ALVES (BRA) vs. Joao FONSECA (BRA) - Final Masculina ITF
Hora a definir - Maria Turchetto/Valentina Silva (BRA) vs. Stephany Lima/Gabriela Felix (BRA)
Programação - Torneio Cosat 14 e 16 anos:
10:00 João Ricardo Juste Di Salvi (BRA) Marcco Iannoni (BRA) [3] - Semi 14 Masculino
Guilherme Barral Costa (BRA) [4] Caio Dourado (BRA) [2] - Semi 14 Masculino
Otavio Lourenceto Louzado Dos Santos (BRA) / Bruno Vieira Alves Malaca Bruno (BRA) / Jose - Final Duplas 16 Masculino
14h - Final Simples Masculino 14 anos
16h - Pedro Petroski Rocha (BRA) [1] Gabriel Meireles Freitas Godoy (BRA) [2] - Final 16 Masculino
A definir - Final Caio Dourado (BRA) / Rodrigo Nemi Porta (BRA) [1] Guilherme Barral Costa (BRA) [2] / Marcco Iannoni - Final Duplas Masculino 14 anos
A 36ª edição do Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio da Sudesb, Superintendência do Desporto da Bahia, além dos apoios do Clube Bahiano de Tênis. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.