Foi confirmada nesta semana a formação do novo conselho diretivo da WTA, que reúne os membros do Conselho de Jogadoras e do Conselho dos Torneios. A bielorrussa ex-número 1 do mundo e atual 27ª, Victoria Azarenka foi reeleita.
Membro do Conselho de Jogadoras da WTA no biênio 2017-2019, Azarenka foi reeleita pelas colegas como representante das tenistas do top 20 mais uma vez. Azarenka ldvará para o Conselho o posicionamento das top 20 junto com as demais representantes da categoria, a americana Sloane Stephens, a croata Donna Vekic e a britânica Johanna Konta.
Já a francesa Kristina Mladenovic permanece como representante das tenistas entre o top 20 e 50 da WTA. A polonesa Magda Linette foi eleita pela primeira vez ao Conselho e representará as meninas entre 51 e 100 da WTA.
A canadense Gabriela Dabrowski foi eleita para representar as tenistas acima de 21 da WTA e as duplistas. Já a norte-americana Christina McHale foi eleita para representar as duplistas e tenistas acima de 101ª da WTA.
O mandato das representantes durará entre 2021 e 2023.
Já o Conselho dos torneios contou com a eleição do ex-tenista alemão e representante de jogadores, Aljoscha Thron, como representante dos torneios 250 da Europa. Os ex-tenistas e atuais diretores de torneio Bob Moran e e Charles Hsiung foram reeleitos para seus cargos, respectivamente representante WTA 500 nas Americas e representante WTA 1000 na Ásia Pacífico.
Os mandatos do conselho dos torneios é de 3 anos.
Results of @WTA board/council elections are in@kristieahn added to the board as a player rep@vika7 and @MagdaLinette join the players' council, the latter for the first time
— Bret McCormick (@Bretjust1T) November 2, 2021
The makeup of the board and player and tournament councils are in the attached screenshots pic.twitter.com/SuARFh3Bmh