O espanhol ex-top 2 e a atual comentarista dos canais Eurosports, Alex Corretja, conversou com o jornal britânico Expresso, e falou sobre o momento do tênis mundial diante da iminente aposentadoria de Roger Federer. Para ele o momento é de desfrutar e não cobrar.
Questionado sobre as possibilidades do suíço de vencer um novo Grand Slam, Corretja pontuou: "[Roger] nos faz entender como é difícil regressar depois de uma grande lesão. É muito difícil voltar aos 39 anos. Então tudo o que vier pra Roger agora, para mim, seria um presente para ele e principalmente um presente para as pessoas que amam o tênis".
Para o espanhol, não é tempo de cobrar nada do suíço: “Nós apenas podemos dizer, 'OK, jogue o melhor que puder, e então nós te apoiaremos', porque ele nos deu tanto que agora só podemos curtir o que Roger está fazendo e não sentir-nos mal quando ele não estiver [jogando] bem".
Para Corretja, cobranças são completamente desnecessárias;“É o que ele tem agora e você precisa aceitar isso e então será ele quem decidirá se deseja ou não continuar", afirmou e seguiu: “Se ele perceber que está pronto para voltar ao seu melhor nível, ele vai continuar.
Se ele sentir que não pode estar no nível que deseja e não pode ganhar Slams, não acho que ele vai continuar”, concluiu.