Roger Federer comemorou sua vitória de estreia na grama do ATP 500 de Halle, na Alemanha, após bater o bielorrusso Iliya Ivashka, 90º colocado. O oitavo colocado não jogava há quase dois anos na superfície onde tem dez títulos no torneio e oito em Wimbledon.
"Tive um momento difícil no início do primeiro set, quando ele tinha break points, então isso foi crucial para sair deles. E então eu joguei um desempate realmente bom, o que me deixou feliz. Acho que com o decorrer do jogo comecei a criar mais oportunidades e também a acalmar um pouco os meus nervos. No geral, acho que servi muito bem. Claramente, sempre posso ser um pouco melhor, mas estou muito feliz e animado por ter conseguido passar pelo primeiro (jogo)".
Federer comentou a saudade que estava do piso: "Senti falta. Não jogava um torneio há dois anos nesta superfície", disse Federer. "Já atuei nas quadras duras, fiz saibro e agora na grama. Foi ótimo estar de volta a Halle. Adoro jogar aqui."
Federer também comentou: "Estou animado por estar de volta à grama verde . E conseguir uma vitória é obviamente sempre muito bom."
Federer voltou a comentar sobre Wimbledon: "Claramente, meus objetivos para Wimbledon são bastante altos. Se não for bem em Halle, sei que tenho outra semana para continuar treinando".