Depois de dois anos de ausência da grama, mais precisamente 701 dias, Roger Federer retornou com vitória nesta segunda-feira no ATP 500 de Halle, na Alemanha, evento com premiação de 1,3 milhão de euros em premiação.
O suíço número oito do mundo derrotou o bielorrusso qualifier Ilia Ivashka, 90º do mundo, por 7/6 (7/4) 7/5 após 1h35min na quadra central.
Esta é a vitória 69 em 76 jogos no torneio onde tem maior sucesso com dez conquistas inclusive a última em 2019.
A temporada de grama não foi disputada por conta da pandemia em 2020 e Federer ficou ausente por mais de um ano por duas cirurgias no joelho. Ele disputou três torneios e desistiu nas oitavas de Roland Garros para evitar desgaste físico uma vez que seu foco principal é Wimbledon.
Roger soma sua 188ª vitória no piso onde perdeu apenas 27 vezes e soma 19 títulos. Na carreira é a 1247ª vitória do suíço.
Nas oitavas de final ele pega o vice-campeão de Stuttgart, na Alemanha, o canadense Felix Aliassime, pupilo de Toni Nadal, ou o polonês Hubert Hurkacz.
O jogo
Foi uma partida difícil. Ivashka aguentou bem no serviço, deu alguns sustos no serviço de Federer, mas o suíço no geral foi conduzindo bem, fez mágica em algumas bolas e no tie-break abriu 6 a 1 e fechou na quarta chance por 7/6 (7/4) após 44 minutos.
No segundo, Roger teve break-point e match-point no décimno game, mas Ivashka confirmou com bons serviços, só que no 12º game, Federer abriu 0/40 e na última oportunidade fechou com devolução baixa de slice e erro na rede do bielorrusso.