O grego Stefanos Tsitsipas, número cinco do mundo, garantiu vaga, na noite desta sexta-feira, nas oitavas de final de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada, disputado sobre o piso de saibro.
O melhor tenista da temporada, campeão de Monte Carlo e Lyon e vice de Barcelona no piso lento, derrotou o gigante americano John Isner, de 2,08m, 34º colocado, por 3 sets a 1 de virada com parciais de 5/7 6/3 7/6 (7/3) 6/1 após 2h3xmin de duração no jogo noturno da quadra Philippe Chatrier, a principal do Aberto da França.
Tsitsipas fez semifinal ano passado e é o mais cotado da parte debaixo da chave para ir à final, parte que não possuo nenhum dos Big 3 do tênis (Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic).
O grego encara o espanhol Pablo Carreño, 12º pré-classificado, nas oitavas de final no domingo. Carreño derrotou o algoz de Thiago Monteiro por 6/4 6/4 6/2. São dois jogos e duas vitórias para Stefanos no circuito, uma delas no pó de tijolo em Barcelona em 2018.
O jogo
Isner veio pro ataque no final do primeiro set e conquistou a quebra fechando no saque por 7/5 com um ace após 41 minutos. Tsitsipas pressionou no 2 a 2 com um 0/40, mas o americano salvou com agressividade. Todavia a seguir não deu, Tsitsipas conseguiu a vantagem e fechou por 6/3. O terceiro set foi saque a saque sem emoções até Tsitsipas colher pontos no saque do grandalhão e fechar por 7/6 (7/3). No quarto set Isner se mostrava cansado e abatido e foi presa fácil sendo quebrado duas vezes.
Foram 19 aces do americano contra 8 do europeu. Tsitsipas aplicou 40 bolas vencedoras e errou 19 enquanto que Isner bateu 52 e errou 29.