Ao derrotar o espanhol Rafael Nadal em partida válida pelas quartas de final do Masters de Madri, na Espanha, o alemão Alexander Zverev tornou-se o 15º homem da história a superar o espanhol em uma disputa e torneio do Masters 1000 realizado no saibro.
Entre 2003 e 2021, Rafael Nadal acumulou 23 derrotas em disputas do Masters 1000 em seu piso favorito. Seu principal algoz neste quesito é o sérvio Novak Djokovic, com seis vitórias. Nole é seguido pelo suíço Roger Federer, o escocês Andy Murray e o austríaco Dominic Thiem, que derrotaram o espanhol nestas condições em duas oportunidades.
Zverev, portanto, é adicionado à lista ao lado dos espanhóis Juan Carlos Ferrero, David Ferrer e Fernando Verdasco, dos argentinos Gastón Gaudio e Diego Schwartzman, do suíço Stan Wawrinka, do italiano Fabio Fognini, e de seus companheiros de geração, o russo Andrey Rublev e o grego Stefanos Tsitsipas.
📝 Las 23 derrotas de Rafa Nadal 🇪🇸 en Masters 1000 sobre arcilla (2003-2021):
— MisterOnly.Tennis (@OnlyRogerCanFly) May 7, 2021
6 🇷🇸 Novak Djokovic
2 🇨🇭 Federer, 🇬🇧 Murray, 🇦🇹 Thiem
1 🇦🇷 Gaudio, 🇪🇸 Ferrer, 🇪🇸 Ferrero, 🇦🇷 Coria, 🇪🇸 Verdasco, 🇨🇭 Wawrinka, 🇮🇹 Fognini, 🇬🇷 Tsitsipas, 🇦🇷 Schwartzman, 🇷🇺 Rublev, 🇩🇪 ALEXANDER ZVEREV pic.twitter.com/nQWbKRtV07