A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) lança nesta sexta-feira (30) uma iniciativa que representa um de seus principais propósitos: o desenvolvimento do tênis infantojuvenil. A entidade irá organizar entre os dias 10 e 12 de junho, em Salvador (BA), o I Encontro de Treinamentos CBT Norte-Nordeste, evento voltado aos jovens tenistas filiados às 15 federações estaduais destas regiões do país. O evento será realizado na Associação Atlética da Bahia, com apoio da Federação Bahiana de Tênis.
Esta será uma edição regionalizada do Encontro de Treinamentos promovido pela CBT. Estarão aptos a participarem tenistas das categorias 12, 14 e 16 anos que se enquadrem nos critérios técnicos estabelecidos, sejam filiados e estejam com a situação regularizada junto às Federações de Tênis de Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
"Este Encontro é mais um vetor de consolidação do nosso plano de capilarização das principais atividades da CBT no âmbito nacional. Iniciamos em 2017 com o Encontro Nacional na sede da CBT, e agora, em formato redimensionado, iremos oferecer uma oportunidade ímpar para os principais tenistas infantojuvenis, técnicos e federações dessas importantes regiões do nosso país. Serão três dias de muito aprendizado e vivências esportivas", destaca Rafael Westrupp, presidente da CBT.
"A realização deste Encontro de Treinamento sempre foi um sonho meu como treinador e também como dirigente. Juntamente com a CBT, conseguimos viabilizar a realização deste evento neste ano. Vai ser muito importante para fortalecer o tênis de todo o Norte e Nordeste, para os atletas e para os treinadores, e vai representar uma oportunidade de crescimento para todos dentro do esporte", afirma Eduardo Catharino Gordilho Filho, presidente da Federação Bahiana de Tênis.
Os quatro melhores atletas no masculino e as quatro melhores do feminino das categorias 12, 14 e 16 anos, no ranking CBT infantojuvenil de 3/5/2021, serão os convidados a participarem do Encontro de Treinamentos CBT Norte-Nordeste, até a posição máxima da 50ª colocação. Os critérios para participar do evento estão disponíveis no site da CBT (clique aqui).
Entre os treinadores convidados para participar do evento estão Santos Dumont, do Iate Clube de Brasília, o próprio Eduardo Catharino Gordilho, ente outros. Além deles, Eduardo Faria e Miguel Cantori, preparadores físicos do Time Brasil BRB na Copa Davis e na Billie Jean King Cup, respectivamente, farão parte da equipe técnica responsável pelo evento.
Todos os inscritos deverão apresentar exame PCR negativo para Covid-19 antes da participação no evento. Além disso, serão seguidos protocolos para garantir a realização do evento em conformidade com as determinações das autoridades de saúde da cidade de Salvador e do Estado da Bahia.
Desde 2017, a Confederação Brasileira de Tênis organiza o Encontro Internacional de Treinamento, que reúne atletas profissionais e juvenis para uma semana de imersão no esporte na sua sede, em Florianópolis (SC). O evento não foi realizado em 2020 por causa da pandemia envolvendo o Covid-19, mas segue como parte do calendário anual de atividades da entidade.