O francês Corentin Moutet, 73º da ATP, surpreendeu o canadense Denis Shapovalov, 14º, e está nas quartas de final do ATP 250 de Estoril, em Portugal, onde aguarda rival. Cristian Garin, segundo favorito, viu Richard Gasquet desistir lesionado e avançou.
Em um jogo em que não "se encontrou em quadra", como classificou após a partida, Shapovalov lutou por 2h05 e acabou derrotado em 6/4 2/6 6/4 tendo convertido três aces contra um do francês, que cometeu duas duplas-faltas contra cinco do canadense, principal favorito ao título.
Após a partida, o canadense conversou rapidamente com os jornalistas e revelou que tem treinado bem, mas que "por alguma razão" não consegue se apresentar da mesma maneira em competição: "Preciso conversar com meu time. Meu jogo está bom, mas não funciona na partida. É algo mental e é algo que eu preciso verificar porque tenho lutado com isso".
Ao ser questionado sobre porque não conseguiu impor seu conhecido jogo agressivo, o canadense voltou a falar da luta mental que vem travando em quadra: "Tem algo que me prende no fundo de quadra. Eu quero ser agressivo, fazer meu jogo, mas não consigo. Não é só pelo adversário, não consigo fazer".
O jovem reconhece que está lhe faltando confiança: "Também é algo de confiança em quadra. Quando estou confiante, eu faço meu jogo, consigo ser agressivo e tudo".
Moutet, que não tinha nada a ver com as batalhas internas do rival, chegou a estar abaixo no terceiro set e sobre isso falou na entrevista coletiva: "É muito difícil jogar contra ele, como já disse antes. Ele é muito rápido em quadra, saca muito bem, tem boa devolução. O conheço há anos, mas nunca treinamos juntos, eu não sabia o que esperar em quadra hoje, portanto, eu tive de estar focado. Ponto por ponto. A cada suas sequências de pontos de um jeito, sabia que mudaria. Precisei mesmo estar atento".
O francês reconheceu que o fato de ter uma postura sólida no fundo de quadra e buscando ser agressivo nos pontos pode ter sido decisivo para sua vitória.
Nas quartas de final, Moutet espera pelo vencedor do jogo entre seu compatriota Pierre Hugues Herbert e o espanhol Albert Ramos Viñolas.
Garin avança sem jogar
O francês Richard Gasquet acabou desistindo da disputa de oitavas de final do ATP de Estoril após sentir uma lesão no músculo adultor da coxa esquerda. O chileno Cristian Garin, que seria seu adversário, avançou sem jogar e enfrenta o britânico Cameron Norrie por vaga na semifinal.
Norrie venceu uma batalha contra o espanhol Pedro Martinez com placar de 4/6 7/6 (5) 7/5.