No duelo entre jovens canadenses pelas oitavas de final do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, melhor para Felix Auger Aliassime, 20º da ATP, que dominou Denis Dhapovalov, 14º, e aguarda pelo vencedor do duelo entre o grego Stefanos Tsitsipas e o australiano Alex de Minaur.
Jogando de maneira muito confortável em seu primeiro torneio sob comando técnico de Toni Nadal, Aliassime precisou de 1h14 para fechar o placar em 6/2 6/3 tendo convertido o único ace da partida e uma dupla-falta contra seis do compatriota, que venceu 63% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento de Aliassime.
Confiante desde a linha de base e trabalhando firme com backhand de devolução, Aliassime viu Shapovalov sofrer ao tentar impor seu primeiro serviço, que em todo o jogo teve apenas 48% destes colocados em jogo. Assim, abriu 3/0 na partida com quebra no segundo game. Confiante, pressionou e voltou a quebrar o saque de Shapovalov no sexto game, mas nervoso, sucumbiu ao sacar para a parcial e precisou arriscar para com quebra fechar o set.
No segundo set, Aliassime manteve-se sólido, buscando as linhas e trabalhar com paciência. Voltou a abrir 3/0 com quebra no segundo game e administrou a vantagem.
Nas quartas de final de Barcelona, Aliassime espera por Stefanos Tsitsipas ou Alex de Minaur.