O site da ATP e alguns outros da imprensa mundial caiu numa piada de 1º de abril a respeito de uma lei que estaria sendo proposta para para mudar a data do feriado nacional do Dia da Suíça para 8 de agosto, aniversário de Roger Federer.
A reportagem publicada originalmente pelo jornal suíço Blick, trazia a informação de que a celebração do "Dia da Suíça", que é para celebrar o dia da independência e construção do país, é em 1º de agosto há pelo menos 130 anos, porém, tratava-se de uma data "estipulada", já que não haveria documentos históricos da "independência do país".
O texto do tabloide revelava que a a proposta de lei teria anuência de todos deputados de todas as matrizes ideológicas e sem nenhuma oposição na casa. A "reportagem" replicada pela ATP e outros veículos também trazia falas do 'autor da lei', o deputado democrata cristão Nicolo Paganini, que já foi ministro do turismo do país.
"Não há ninguém que traga precisão, simpatia e modéstia para o mundo dessa maneira", teria justificado. O Blick ainda trazia a palavra de um historiador que daria fundamentação a ideia de que não há documentos históricos sobre a definição da nação suíça.
A reportagem foi atualizada como uma "brincadeira do bem" e informou que o parlamento se "permitiu brincar" com a situação, numa ação coordenada, que inclusive "chamou a atenção para a campanha de turismo no país estrelada pelo tenista essa semana".
Federer comentou a brincadeira: "Fiquei muito feliz com a ideia, mas estou feliz por não haver abalos no Dia Nacional da Suíça".
Atualização
A pouco, a equipe da ATP se deu conta de que tratava-se de uma "piada" de 1º de abril e 15h depois de publicar a notícia sobre Federer virar feriado nacional na Suíça, reconheceu ter caído na "pegadinha".
April Fools 😂
— ATP Tour (@atptour) April 1, 2021
Switzerland will not move its National Day to Federer's birthday this year. It will remain on 1 August.