Um dia após bater a argentina Nadia Podoroska e se garantir pela primeira vez na final de Roland Garros, a polonesa Iga Swiatek entrou em quadra ao lado da norte-americana Nicole Melichar em busca de vaga na final de duplas femininas, mas acabou frustrada.
Swiatek e Melichar batalharam por 2h31 e foram derrotadas pela parceria da chilena, cabeça de chave 14, em 7/6 (5) 1/6 6/4 tendo disparado o único ace da partida e sete duplas-faltas contra três da parceria de Guarachi e Krawczyk, que venceram 54% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 61% de aproveitamento da parceria da polonesa.
Na grande final de Roland Garros, Guarachi e Krawczyk encara as cabeças de chave dois da disputa, na parceria formada pela francesa Kristina Mladenovic e a húngara Timea Babos, que superaram as quartas favoritas, as tcheca Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova em 6/2 4/6 7/5.
Campeãs em Roland Garros em 2019, Mladenovic e Babos buscam segundo Slam da temporada, já que abriram o ano vencendo o Australian Open. Ao todo, Mladenovic e Babos têm três títulos do Grand Slam. Em Paris, a francesa ainda foi campeã na edição 2016 ao lado da compatriota Caroline Garcia.
Guarachi escreve história para o Chile
A vitória da dupla deu ao Chile sua primeira mulher finalista de torneio do Grand Slam na era profissional. Guarachi será a segunda da história nascida no Chile a jogar uma final do Grand Slam. em 1937, Anita Lizana, foi campeã do US Open.
Guarachi é a nona chilena, entre homens e mulheres, a fazer uma final de Grand Slam em qualquer uma das chaves principais - simples, duplas e duplas mistas. O último tenista do país a alcançar esse feito foi Fernando González, que perdeu a final do Australian Open de 2009 para o espanhol Rafael Nadal.
Antes de González, os chilenos que fizeram final de Slam foram: Marcelo Ríos derrotado por Petr Korda no Australian Open 1998; Belus Prajoux e Hans Gildemeister que jogaram juntos a dupla masculina em Roland Garros 1982; Patricio Cornejo e Jaime Fillol finalistas de duplas masculina Roland Garros e do US Open nas duplas ambas em 1972, Fillol, que é avô de Nicolas Jarry, também foi finalista de duplas mistas em Roland Garros 1975; Luis Ayala vice-campeão em simples em Paris nas edições 1958 e 1960 e campeão nas duplas mistas ali em 1956 e vice em 1955; e Anita Lizana.