Em sua primeira disputa de chave principal de torneio do Grand Slam, a russa Varvara Gracheva, de apenas 20 anos, coloca seu nome na história do US Open como uma das viradas mais inesperadas após perder de 6/1 5/1 da francesa Kristina Mladenovic.
A russa, 102ª do ranking da WTA, teve um início de partida estranho e nervoso, cometendo muitos erros e diante de uma adversária mais experiente e conseguindo trabalhar firme com primeiro serviço rapidamente perdeu o primeiro set e esteve na berlinda no segundo, com placar contra 6/1 5/1.
Foi aí, que sacando para a partida, Mladenovic sentiu o peso do favoritismo de cabeça 30ª e parou na devolução da russa, que devolveu a primeira quebra, no game seguinte salvou, com muita coragem e atitude, quatro match-points e seguiu ensaiando sua virada, forçando o tiebreak e nele abrindo 5/0 e administrou.
Na terceira etapa, Mladenovic tentou se manter em jogo, mas cometendo erros e diante de Gracheva cada vez mais confiante, levou o pneu.
Assim, após 2h16 Gracheva fechou o placar em 1/6 7/6 (1) 6/0 tendo disparado 27 bolas vencedoras contra 29 da francesa, que cometeu 46 erros não-forçados contra 34 da russa.
Na próxima rodada, Gracheva encara a croata Petra Martic, cabeça de chave oito, que superou a ucraniana Kateryna Bondarenko em 6/3 6/4.
All. Time. Comeback.
— US Open Tennis (@usopen) September 2, 2020
All. Time. Comeback.
Down 6-1, 5-1, and four match points, 20-year-old 🇷🇺 Varvara Gracheva rallies to stun Mladenovic 🤯 pic.twitter.com/qO9ZLdC33e
Foto: Rhea Nali/USTA