Na partida mais longa do qualificatório da fase do Porto do Campeonato Nacional de Tênis de Portugal, o jovem Diogo Marques, de 20 anos, foi eliminado próximo do fim de uma batalha de 3h50 após acertar, sem querer, o árbitro da partida.
Marques enfrentava Miguel Gomes, de 17 anos, que vencia a partida por 6/7(4) 7/5 4/2 quando ao tentar rebater um forehand do adversário que devolvia seu saque, bateu a bola que atingiu o árbitro de cadeira, que imediatamente parou a partida e solicitou a presença do fiscal arbitral do torneio.
Após dois minutos de espera, o fiscal entrou em quadra e conversou com o árbitro, chamou os atletas à rede. Na transmissão ao vivo da partida, é possível ouvir o momento em que o arbitro de cadeira diz que não viu intenção na jogada de Marques. "Ele foi acertar a bola, não sei se iria acertar a rede, se passaria ali (aponta ao fundo da quadra), o que se passa é que acertou em mim", declara o árbitro ao fiscal que repassava com os jogadores o ocorrido.
Neste momento, o árbitro é categórico: "Não houve a intenção" e explica que não viu o atleta objetivar acertá-lo. O adversário intervém: "Pois, ele bateu a bola com força", segue algo não possível de se entender, e segue: "Foi aí que lhe acertou. Porque a bola vens assim e pronto", completa.
Aí o fiscal do torneio explica aos tenistas: "Há assim, a ação e a consequência. As vezes a ação não é tão grave, mas a consequência é". Marques explica gesticulando ao fiscal como recebeu a bola, quase que no corpo e que no reflexo devolveu e não teve controle da direção da bola. "As vezes pode passar de acertar um juiz de linha, batendo assim..".
De nada adiantou o diálogo. O fiscal do torneio avisou que nada podia fazer, voltou a apontar as câmeras em quadra, e pediu que o árbitro relatasse o ocorrido na súmula da partida. Desta forma, a partida acabou com a vitória de Miguel.
Confira a jogada e abaixo toda a discussão em quadra:
Ouch. A default to finish the first day of men’s qualifying at the Portuguese National Championships. 😳 pic.twitter.com/Dj7NGUarAH
— José Morgado (@josemorgado) July 13, 2020
Confira a conversa em quadra: