Por Ariane Ferreira - Em partida válida pela terceira rodada de Wimbledon 2012, numa partida do primeiro sábado do torneio, a cazaque Yaroslava Shevdova chegava como zebra diante da italiana Sara Errani e conquistou um feito inédito no tênis feminino profissional.
Então 65ª do ranking da WTA e considerada especialista em duplas, Shevdova vinha de vitórias brigadas no torneio, com uma primeira rodada contra a sul-africana Chanelle Scheepers decidida em dois tie-breaks e uma segunda rodada com duplo 6/4 contra a holandesa Kiki Bertens.
Errani, por sua vez, era a décima do mundo, vinha do vice-campeonato de Roland Garros, onde foi derrotada pela russa Maria Sharapova, e vinha de boas vitórias sobre qualifier norte-americana Coco Vandeweghe e a local Anne Keothavong, tendo perdido até então apenas seis games nas duas partidas.
Firme no saque e muito confiante com o decorrer dos games, Shevdova viu Errano cometer poucos, mas com sua consistência e trabalhando muito dentro de quadra venceu todos os 24 pontos disputados do primeiro set, vencendo seis games de zero, o que registra o chamado "Golden Set" (set dourado).
As tenistas em quadra não sabiam do registro, após a partida Shevdova declarou: "Eu não pensei, eu apenas joguei cada ponto e cada game na sua vez, não me dei conta".A tenista contou que não acreditou quando lhe contaram o feito logo após a partida. "Eu perguntei: 'Sério?' Tipo, eu não cometi nenhum erro não-forçado ou perdi pontos? Sem perder pontos... isso é inacreditável", resumiu.
Já Errani, que perdeu o 'Golden Set' e também a partida comentou a confiança da adversária, citando um backhand cruzado na rede se defendendo de uma deixada da italiana e também um voleio de costas cruzado que acertou toda a linha: "Aquilo foi incrível, você só faz isso quando está tomada de muita confiança".
Na sequência do torneio, Shevdova caiu para Serena Williams nas oitavas de final com placar de 6/1 2/6 7/5.
Os 15 minutos de set registraram o feito de Shevdova, que era e continua sendo inédito no tênis feminino profissional. Antes dela, apenas em 1943 o tênis feminino, na Era Amadora, registrou o 'Golden Set' aplicado pela norte-americana Pauline Betz na compatriota Catherine Wolf em partida válida pela edição do torneiod e Cincinnati. O outro registro de Golden Set na história do tênis em um brasileiro como ''vítima'. Marcos Hocevar levou do norte-americano Bill Scanlon o único 'Golden Set' do tênis masculino profissional, pela chave de Delray Beach, e acabou derrotado em 6/0 6/4.
Confira todos os 24 pontos jogados e vencidos pela cazaque, no primeiro set da disputa: