Um dos nomes mais importantes da chamada 'Era de Ouro' do tênis australiano, Ashley Cooper faleceu aos 83 anos. Dono de oito títulos do Grand Slam, quatro em simples e quatro em duplas masculina, Cooper foi responsável por criar o Queensland Tennis Center.
A notícia do falecimento de Cooper foi confirmada pela federação australiana de tênis (Tennis Australia), que recordou os serviços prestados por ele ao esporte do país, dentro e fora de quadra. O comunicado recorda que Cooper foi o idealizador do projeto do Queensland Tennis Center, que hoje abria o WTA e o ATP de Brisbane.
Natural do estado da Vitória, Cooper sempre se considerou um 'Queenslander' e passou toda a sua vida adulta vivendo no estado cuja capital e cidade mais importante é Brisbane.
"Ashley era um gigante do esporte, brilhante jogador e administrador inteligente. sentiremos sua falta", comentou o CEO da Tennis Australia Craig Tiley.
"Sua contribuição para o esporte foi muito além das quadras. Seu rico legado inclui e magnífico Queensland Tennis Center, um projeto pelo qual foi apaixonado. Ele atuou fomentando o desenvolvimento desde o começo. Ashley também foi um campeão humilde, grande homem de família. Nossos corações estão com sua esposa Helen e sua família, junto com um amplo e internacional círculo de amigos, incluindo muitos de nossa família do tênis", apontou o comunicado.
Ashley Cooper andou recluso com a família nos últimos anos tratando de uma doença não divulgada.
A Tennis Australia organizou um vídeo em homenagem ao ex-tenista e dirigente. Confira: