Em uma das maiores vitórias de sua carreira, Beatriz Haddad Maia, número 121 do mundo, avançou, nesta terça-feira, à segunda rodada de Wimbledon ao derrubar nada mais nada menos que a campeã de 2017, ex-número 1 do mundo, a espanhola Garbiñe Muguruza.
A paulista superou a cabeça de chave 26 e 27ª colocada por um duplo 6/4 na quadra 3 do All England Club, após 1h29min de duração. Muguruza liderou o ranking em 2017 e também tem título de Roland Garros em 2016. Apesar de não fazer de suas melhores temporadas é muito temida no circuito.
A brasileira emplaca sua terceira maior vitória na carreira em termos de ranking e primeira sobre uma top 30 em um Grand Slam. Ela derrotou em Acapulco, México,este ano, a quarta colocada, Sloane Stephens, anopassado bateu em Miami a chinesa Shuai Zhang, 30ª colocada, e em 2017 superou em Praga, na Rep. Tcheca, a 13ª colocada, a australiana Samantha Stosur.
Bia, que passou o qualifying, repete seu resultado de 2017 em Londres e vai buscar inédita vaga em uma terceira fase de um Slam, diante da britânica Harriet Dart que derrotou a americana Christina McHale por 4/6 6/4 6/4. Se avançar, Bia pode pegar a campeã de Roland Garros e número 1 do mundo, a australiana Ashleigh Barty que encara a belga Alison Van Uytvanck na segunda fase.
O jogo
Bia foi quebrada logo no início em 2/1, mas logo se recuperou e virou para 3/2. Os games eram longos com trocas pesadas, várias igualdades. A brasileira salvou chances da espanhol e quebrou justo no fim no décimo game forçando erro de Muguruza, marcando 6/4.
No segundo set jogo game a game com as duas tendo chances, Bia salvando breaks. A paulista teve um 0/40 no 4/3, mas desperdiçou com um erro bobo e boa recuperação da rival que nasceu na Venezuela. No seguinte porém Muguruza entregou o ouro com dupla-falta e Bia celebrou o feito.
Another day, another former champion is beaten.
— Wimbledon (@Wimbledon) 2 de julho de 2019
World No.121 Beatriz Haddad Maia beats the 2017 #Wimbledon champion Garbine Muguruza in straight sets... pic.twitter.com/usfwWjWcMf