A mudança de um dos jogos mais esperados do dia em Roland Garros, entre o campeão do torneio em 2015, o suíço Stan Wawrinka, e o búlgaro Grigor Dimitrov da Suzanne Lenglen para a Quadra 1 resultou uma confusão generalizada.
A decisão foi tomada pela organização, de acordo com o diretor geral da competição o ex-tenista Guy Forget, de maneira rápida em razão do quanto os jogos disputados na quadra Suzanne Lenglen, que tem capacidade para 10 mil espectadores, foram se alongando.
O grande problema foi que revoltados com a mudança da programação, muitos fãs de tênis que compraram ingressos para a Lenglen, que são mais caros e com lugares marcados, tiveram que disputar espaço com pessoas que compraram ingressos comuns do complexo e foram acompanhar o jogo. No meio da correria, reportaram jornalistas no complexos, até crianças foram jogadas ao chão.
Muitos torcedores buscaram os pontos de informação para solicitar reembolsos das empresas da Lenglen, porém, como explicou Forget à Eurosports que a mudança de quadra é uma possibilidade da organização, pode e deve ocorrer para a "preservação" dos atletas e não entra nas regras de reembolso de entradas.
Confira imagens feitas pela repórter britânica Catharine Whitaker da confusão na saída das quadras:
Vry difficult to capture the panic of what happened outside court one, but this video goes some way.
— Catherine Whitaker (@CWhitakerSport) 31 de maio de 2019
Huge queues outside & nowhere for people to go, resulting in a crush. Many people in genuine distress & children falling to the floor, others jumping into the bushes to escape. pic.twitter.com/AyjUxlQbWe
Entrevista de Guy Forget à Euro
Eurosport interview with tournament director Guy Forget about the situation outside Court 1. pic.twitter.com/IPIzKpccJh
— Lee 🇪🇺🏳️🌈 (@yelnats_eel) 31 de maio de 2019