A sexta-feira marcou mais um número imponente de Roger Federer no circuito. O suíço disputou sua 400ª partida em Grand Slams, primeiro tenista a obter tal marca. E o suíço emplacou vitória e vaga nas oitavas de final de Roland Garros.
O natural da Basileia superou o norueguês Casper Ruud, de 20 anos, 63º do mundo, por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/1 7/6(10/8) após 2h11min de duração atuando na quadra Suzanne Lenglen, a segunda mais importante do complexo parisiense.
Federer obtém sua vitória 345 em Majors onde tem 20 títulos e 55 derrotas. Em Paris são 68 triunfos e 16 derrotas onde foi campeão em 2009.
O suíço enfrenta por vaga nas quartas de final o vencedor do francês Nicolas Mahut e do argentino Leonardo Mayer, que tirou o favorito Diego Schwartzman. Contra o argentino 68 do mundo são três vitórias em três jogos,diante de Mahut, 252º, são quatro vitórias e nenhuma derrota.
O jogo
A partida começou equilibrada em uma Suzanne Lenglen lotada com 10 mil pessoas. Ruud estava firme no serviço e no fundo sendo agressivo até o sétimo game quando Federer pressionou, quebrou e passou a dominar o jogo. Fechou o set em 35 minutos deslocando Ruud e matando no smash. E encaixou nove games seguidos até abrir 5/0 no segundo onde fechou em 29 minutos por 6/1.
No terceiro set, Ruud começou firme, abriu 2/0 e quebra, mas permitiu o empate em games parelhos. Teve chance para quebrar no oitavo game, mas Roger se safou com ace e manteve o serviço deixando tudo igual em 4/4. Ruud botou mais pressão nos últimos games, mas o serviço ajudava Federer que levou ao tie-break. Roger abriu 3 a 1, depois 6 a 4 com dois match-points, mas o nórdico foi valente com a direita, mostrou personalidade e se salvou. Teve um set-point bem salvo com saque e voleio por Roger. Só que no 8 a 8 uma dupla-falta deu a quarta chance. Fededer comandou na direita e fechou com smash perfeito.
Foram 52 winners e 36 erros de Federer na partida.