Aos 19 anos, a jovem ucraniana Dayana Yastremska, 42ª do ranking da WTA, frustrou a torcida em Estrasburgo, na França, e sagrou-se campeã após salvar match-point em batalha de 3h e superar a local Caroline Garcia, 24ª, de 25 anos.
Cabeça de chave seis, Yastremska precisou de 2h57 para fechar o placar em 6/4 5/7 7/6 (3) tendo convertido cinco aces contra quatro de Garcia, que cometeu sete duplas-faltas contra 10 da ucraniana, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 59% de aproveitamento da francesa.
A partida teve início em um primeiro set muito confuso, no qual as tenistas trocaram sete quebras, Garcia confirmou seu saque apenas no primeiro game e a ucraniana no quarto e décimo.
Na segunda etapa, o jogo seguiu duro. No nono game, a francesa precisou salvar dois match-points e desestabilizou a rival conquistando quebras no décimo e décimo segundo, forçando o set decisivo.
Ali, as tenistas trocaram quebras no terceiro e quarto games, Garcia teve o ponto do jogo em breakpoint no décimo game, não converteu e viu a disputa ir ao tiebreak, onde a ucraniana errou menos.
Este é o terceiro título WTA da carreira de Dayana Yastremska, que foi este ano campeã em Hua Hin e em 2018 em Hong Kong, ambos em piso rápido.
Confira um dos belos pontos desta final:
How did @D_Yastremska make that?! #IS19 pic.twitter.com/E1bD5yeMnB
— WTA (@WTA) 25 de maio de 2019