Número 1 do mundo, Novak Djokovic conquistou, neste domingo, o tricampeonato do Masters 1000 de Madri, na Espanha, ao derrotar o grego Stefanos Tsitsipas, de apenas 20 anos, nono do mundo, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 após 1h32min de partida.
Djokovic não levantava um título desde o Australian Open no final de janeiro e repete os triunfos de 2011 e 2016 na capital espanhola. Ele levanta seu 74º troféu e 33º Masters 1000 igualando o número de Rafael Nadal agora como maiores campeões deste tipo de evento que só perdem para os Grand Slams.
Tsitsipas amarga o segundo vice-campeonato em Masters. Perdeu a final em Toronto, no Canadá, ano passado para Rafa. O grego vinha de vitórias na semana na Espanha sobre Nadal na semi e o vigente campeão Alexander Zverev nas quartas. Pela campanha ele pulará para o sétimo do ranking.
Na partida final, Djokovic mostrou segurança, saiu quebrando no segundo game, fez 3/0 e foi sustentando com tranquilidade.
Na segunda etapa o jogo foi saque a saque com Tsitsipas mais eficiente e confirmando até cometer erros capitais no 4/4. Djokovic serviu para o jogo, perdeu três chances de fechar o jogo com erros na direita, mas definiu com winner no mesmo golpe após longa troca.