Novo evento que abrirá a temporada 2020, a ATP Cup teve, nesta quinta-feira, sua terceira sede australiana anunciada. Perth se junta a Sydney e a Brisbane para receber a competição. Com isso, a Copa Hopman teve o contrato rompido com a Federação e saiu da agenda.
Torneio amistoso e misto entre nações, a Hopman foi realizada na Perth Arena até 2019 e estava prevista para acontecer ali até 2022. Porém, em comunicado divulgado, a Federação Internacional de Tênis anunciou o rompimento do contrato com a Tennis Australia e a busca por um novo parceiro para voltar a realizar a tradicional competição.
"Gostaríamos de agradecer ao Tennis Australia e ao governo da Austrália pelo envolvimento na realização de um evento extraordinário nos últimos 30 anos. O evento também não seria o que é hoje sem o apoio de longa data de Lucy Hopman e Paul McNamee. A ITF está comprometida em defender os valores centrais da Copa Hopman no futuro e é incentivada pelo interesse que já foi expresso. Estamos em discussões com potenciais parceiros para decidir onde e quando este torneio será realizado. Manteremos a Copa Hopman viva e esperamos por futuras edições de sucesso deste evento único", disse David Haggerty, presidente da ITF.
Por um outro lado, a ATP Cup está garantida na Arena e será disputada por 24 países, divididos em seis grupos com quatro equipes cada um, na primeira semana da próxima temporada.