Após bater o argentino Diego Schwartzman, o espanhol Rafael Nadal conversou com os jornalistas e analisou sua boa atuação, com postura agressiva e cadência, mas o ponto alto foi quando confirmou a dúvida a respeito de seu calendário.
Ao ser questionado pelos jornalista se a dúvida entre jogar o Masters de Miami, nos Estados Unidos, e Madri, na Espanha, Rafa comentou: "Eu preciso fazer as coisas da melhor maneira possível para evitar que aconteça o que aconteceu ano passado, que foi um ano muito difícil pra mim; Eu sofri muitas lesões e tento que não aconteça o que aconteceu porque é muito difícil, pude jogar apenas nove torneios na temporada e acabar apenas sete deles".
"Se é uma coisa que você planejou jogar nove torneios, tudo bem, mas se eres obrigado a jogar este número porque está com problemas, a coisa é diferente. Eu gerencio meu calendário de forma que olho o que é melhor para meu futuro e meu corpo. Agora mesmo não pude dizer a você o que farei. Vou vivendo dia a dia. A respeito do calendário, iremos vendo a cada semana. Eu adoraria estar em Miami e em Madri, mas não posso. É claro que eu adoraria estar em todos os lugares, mas não posso", confessou ele que disse que jogar em casa é especial.