A belga Elise Mertens, 21ª do ranking da WTA, conquistou a virada diante da ex-número 1 e atual terceira, Simona Halep, e ergueu em Doha, no Qatar, seu maior título na carreira. Esta foi a primeira vez da belga em uma final de WTA Premier.
Mertens precisou de 2h06 para fechar o placar 3/6 6/4 6/3 tendo convertido dois aces contra quatro da romena, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 52% de aproveitamento da belga.
O primeiro set começou nervoso, com as tenistas trocando quebras nos três primeiros games, a romena abriu 3/1, mas Mertens voltou a igualar, devolveu a quebra no sexto game e dali em diante viu a romena vencer 18 pontos em sequência, tendo conquistado quebras de zero no sétimo e nono game, abrindo o segundo set com game de zero e fazendo 0-30 no segundo game da segunda etapa.
Ali, quebrou o saque da belga, mas não sustentou seu saque. Em jogo duro, as tenistas salvaram breakpoints entre o quarto e sétimo game e a belga conquistou a quebra no nono game e forçou o set decisivo.
Nele, Mertens saiu quebrando e com o moral de já ter eliminado duas top 10 no torneio (a holandesa Kiki Bertens e a alemã Angelique Kerber). A romena igualou o placar ao devolver a quebra no quarto game, mas não sustentou o saque foi quebrada na sequência e novamente no nono game.
Esta foi a primeira final de torneio em nível WTA Premier de Mertens e o quinto título da carreira.
Confira o match-point:
Simply stunning! 🏆@elise_mertens puts together a gutsy comeback 3-6, 6-4, 6-3 to take the #QTO2019 title! pic.twitter.com/Osfluv8vNk
— WTA (@WTA) 16 de fevereiro de 2019
Após vencer, Mertens cumprimentou sua equipe e foi ao banco, sentar e ouvir as mensagens de felicitações que recebeu, antes da cerimônia de entrega do troféu
When you have news you just won the biggest title of your career but you get voicemail📱@elise_mertens #QTO2019 pic.twitter.com/JvvTiuVkoH
— WTA (@WTA) 16 de fevereiro de 2019