No quarto e decisivo duelo do confronto entre Brasil e Bélgica no saibro do ginásio Sabiazinho, me Minas Gerais, melhor para o número 1 belga e 195º do mundo, Kimmer Coppejans, diante do número 1 do Brasil e 107º do mundo, Thiago Monteiro.
Coppejans, que vinha de vitória na sexta-feira sobre Rogerio Dutra Silva, em sets diretos, contou com a retaguarda da surpreendente vitória dos compatriotas Johan Vliegen e Sander Gille, para após 1h26 fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido seis aces contra quatro de Monteiro, que cometeu duas duplas-faltas contra duas do belga, que venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 64% do brasileiro.
A partida começou com o tenista belga salvando dois breakpoints e confirmando seu game de saque, pressionado por pela torcida mineira, correu atrás de uma deixada do brasileiro, que não fechou bem a rede e foi quebrado no segundo game. Dali em diante, a disputa registrou quebras até o quarto game, com a vantagem no placar, Coppejans confirmou serviço, abriu 4/1 e administrou.
Na segunda etapa, o jogo foi mais equilibrado, com Monteiro trabalhando melhor com backhand desde a linha de base, No quarto game, Coppejans salvou cinco breakpoints no game mais longo da partida e seguiu arriscando tentando pressionar, até que quebrou o saque do brasileiro no game seguinte, abriu 4/2 e administrou.
A vitória de Coppejans, a segunda no confronto, coloca a Bélgica, mesmo com time alternativo com as ausências de David Goffin, Steve Darcis e Ruben Bemelmans na disputa do Grupo Mundial no fim deste ano em Madri, na Espanha.
Mais em breve