O português João Sousa já tem seu nome registrado na história do tênis de seu país por ser o primeiro com títulos profissionais em nível ATP e diversos recordes em simples. Agora Sousa marca seu nome nas disputas de Grand Slam.
Eliminado na disputa de simples do Australian Open pelo japonês Kei Nishikori, o lusitano, natural de Guimarães, está disputando a chave de duplas com o amigo Leonardo Mayer, da Argentina, e com ele se garantiu pela primeira vez na semifinal de um torneio do Grand Slam.
Mayer e Sousa venceram a dupla cabeça de chave seis formada pelo sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Marcus Venus pelo placar de 6/4 7/6 (8) em 1h32 de partida.
A vitória torna João Sousa o primeiro português a alcançar a semifinal de um torneio do Grand Slam nas chaves do circuito profissional.
Na entrevista após a vitória, Sousa destacou o prazer de jogar numa quadra como a Margaret Court e resumiu a sensação: "O trabalho duro compensa".
Ali, Sousa e Mayer aguardam pela dupla vencedora do duelo entre Bruno Soares e Jamie Murray contra o finlandês Henri Kontinen e o local John Peers. A dupla do brasileiro foi campeã na Austrália em 2016, já seus rivais campeões em 2017.