Atual campeão do US Open, o número 1 do mundo, Rafael Nadal, viu um de seus amigos e grandes rivais, o compatriota David Ferrer, ex-top 3 e atual 148º, desistir da disputa de estreia do slam nova-iorquino e pôr um fim a sua carreira neste tipo de torneio.
Nadal e Ferrer entraram em quadra para a última partida da programação do Arthur Ashe Stadium sob um calor de 29ºC e umidade relativa do ar de 79% e por isso suaram muito e se desgastaram em 1h23 de disputa com placar favorável a Rafa em 6/3 3/4, quando Ferrer sacaria, mas acabou desistindo em virtude de uma lesão, aparentemente no tendão de Aquiles do pé direito.
A partida começou com os doi tenistas firmes, mas Nadal arriscou mais com backhand, conquistou quebra no terceiro game em dupla falta do compatriota e seguiu. Mais errático, Ferrer voltou a ser quebrado no nono game, viu Nadal fechar o primeiro set e ele anotar 19 erros não-forçados.
Muito suado, nada precisou ir aos vestiários trocar por completo seu uniforme e voltou para a disputa.
Ali, viu - ex-top 3 arrisca nas devoluções e na rede quebrar de zero. Sólido o número 1 devolveu a quebra e abriu 2/1. Ferrer pediu atendimento fisioterápico e após receber massagem na região da panturrilha e tornozelo, voltou para o jogo e disse a seu treinador, Francisco Fogués: "Está tudo mal'. Com a garra que constituiu sua carreira fez um belo game de aque, quebrou Nadal no quinto game dominando. Novamente David Ferrer recebeu massagem no local durante o minuto de intervalo, no retornou exclamou a seu treinador: "Não vou conseguir terminar", em referência ao jogo e confirmou novamente o saque e viu Rafa fechar o sétimo game de zero. Ali, após jogar um game sem tentar devoluções, Ferrer pôs fim à sua carreira em Grand Slams.
Semifinalista em Nova York em duas oportunidades, 2007 e 2012, Ferrer foi vice-campeão em Roland Garros em 2013 e ainda foi semifinalista no Australian Open em duas oportunidades 2011 e 2013 e quadrifinalista em Wimbledon 2012 e 2013.
Nadal segue firme em busca do tetracampeonato e encara na segunda rodada do torneio o canadense Vasek Pospisil.
Foi assim o momento da retirada de Ferrer:
“That’s it”
— TroubleFault (@troublefault) 28 de agosto de 2018
Good luck and godspeed, David Ferrer. We are losing something that will never be replaced. pic.twitter.com/9YeTMEhIyE