O tenista georgiano Nikoloz Basilashvili fez história para seu país neste domingo ao conquistar o título do ATP 500 de Hamburgo. Aos 26 anos, o tenista conquistou seu primeiro título de nível ATP na carreira.
A conquista inédita veio diante daquele que era o atual campeão do torneio, Leonardo Mayer, em uma partida emocionante de 2h15 de duração com parciais de 6/4 0/6 7/5. O duelo entre os tenistas foi inédito pelo circuito.
O resultado garante o primeiro título de nível ATP para a Geórgia em toda sua história. Um outro atleta nascido no país tem títulos deste nível em seu currículo; Alexander Metreveli nasceu na mesma cidade que Basilashvili e jogou pela União Soviética, tendo conquistado 16 títulos e sido finalista de Wimbledon em 1973. Morador de Moscou desde os anos 70, Metreveli naturalizou-se russo após o fim da União Soviética.
Aparecendo nesta segunda-feira como número 35 do ranking, dando um salto de 46 de posições, Basilashvili se consolida como segundo maior atleta de tênis da história da Georgia, ficando atrás apenas de Leila Meskhi, dona 5 títulos na WTA e da medalha de bronze em duplas nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, tendo atingido a 12ª posição do ranking em 1991.
Após o jogo o tenista vibrou com a façanha: "Significa muito para mim. Ser o primeiro da Geórgia é incrivelmente especial, mas no geral vencer um ATP é muito esforço, especialmente um ATP 500, estou extremamente feliz".