Chegou ao fim a ótima campanha de Thiago Monteiro, 146º do mundo, no ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha. O número 1 do país não resistiu ao eslovaco Josef Kovalik, 113º colocado, e foi eliminado nas quartas de final nesta sexta-feira.
O brasileiro da Tennis Route, equipe do Rio de Janeiro, foi superado por 2 sets a 1 com parciais de 3/6 6/3 6/2 após 2h06min de duração na quadra central da Rothembaum Arena.
Kovalik bateu o brasileiro duas vezes na semana, ambas em três sets na final do quali no domingo e novamente nesta sexta. Monteiro tinha tido a sorte de entrar como lucky-loser com a saída do italiano Andreas Seppi.
Com a derrota ele soma 100 pontos no ranking, descarta 20 das oitavas em Gstaad, na Suíça, no ano passado, e dará um salto aos 120 melhores do mundo. Se vencesse o jogo de hoje voltaria ao top 100.
O jogo
Monteiro fez um firme primeiro set consistente no fundo e firme, conseguiu uma quebra em 3/1, foi quebrado, mas tornou a quebrar para fechar por 6/3. No segundo foi quebrado em 4/2, devolveu a quebra após longo game, mas desperdiçou um 30 a 0 sendo quebrado novamente. Kovalik fechou o set e se encheu de confiança e consistência no fundo e na direita para dominar a terceira parcial a partir do terceiro game fechando sem sustos com 6/2.