- Opinião - Franco Ferreiro em alta
Por João Neto
O brasileiro Franco Ferreiro, nascido na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, recentemente completou 24 anos e caminha passo-a-passo por um lugar ao sol no circuito da ATP. Logo no início da carreira, aos 19 anos, surgiu como uma bomba, principalmente pelo fato de ter jogado de forma sensacional e cativante diante do experiente dinamarquês Kenneth Carlsen, na primeira rodada do Brasil Open, quando, depois de muita luta, acabou sucumbindo diante do ótimo oponente, com parciais de 4/6 6/4 7/6(11).
- Cada vez mais britânico...
Por Artur Salles Lisboa de Oliveira
Andy Murray está se sentindo cada vez mais britânico no torneio de Wimbledon. Visto pela imprensa e público locais como um tenista imaturo, indisciplinado e entregador de jogos difíceis - vide seu retrospecto pífio diante do sérvio Novak Djokovic, que há pouco tempo chamou os jogadores ingleses de mimados -, o escocês está dando a volta por cima e estabelecendo uma empatia com a torcida na medida em que vai demonstrando um tenis consistente e aguerrido.
- Opinião - Federer desprestigiado
Por Artur Salles Lisboa de Oliveira
Surpreendente o noticiário que vem antecedendo o torneio de Wimbledon. Refiro-me, especialmente, à declaração de Bjorn Borg a respeito dos favoritos para o título do grand slam londrino. Segundo a lenda sueca, Federer é apenas o terceiro favorito para vencer no All England Club, ficando atrás de Rafael Nadal e Novak Djokovic. Seus feitos foram meramente ignorados pelas circunstâncias positivas vividas por seus principais rivais.
Acesse o blog do comentarista Arthur Oliveira
- Opinião - Teoria da conspiração ou coincidência ?
Por Artur Salles Lisboa de Oliveira
Gustavo Kuerten é, inquestionavelmente, um fenômeno e, justamente pela dimensão do tenista e esportista “Guga”, que me vejo na obrigação de fazer algumas ponderações em relação a sua temporada de despedida do circuito mundial de tênis.
- Davydenko silencia muita gente
Por Artur Salles Lisboa de Oliveira
Quem viu o ucraniano naturalizado russo, Nicolay Davydenko, na cerimônia de premiação após a conquista do título no Master Series de Miami, esguio e confortavelmente desconfortável ao lado do imponente Rafael Nadal, imaginou ser o espanhol o factual vencedor da competição mencionada.
- Opinião - A Olimpíada apequenada por Federer
Por Artur Salles Lisboa de Oliveira
Roger Federer é uma pessoa diferenciada: detentor de um talento invejável, o suíço sempre foi alvo de elogios, também, devido à sua atuação no continente africano onde mantém projetos de apoio a crianças carentes, além de ser considerado um gentleman no trato com a imprensa e com outros tenistas.
- Um Pouco Menos Tênis...
Por Artur Oliveira
"Um ano de estranhos acontecimentos", sentencia o New York Times em seu espaço esportivo na edição on-line desse Domingo. Um esporte cuja história sempre foi pautada por organização, clareza, cavalheirismo e honestidade foi acometido, em 2007, por uma série de eventos relacionados com jogatina e até suspeita de envenenamento de atleta.
- Idiossincrasias de número 1
Por Artur Oliveira Salles
Bastaram alguns percalços em Miami, Indian Wells e Roma para que uma "má-fase" fosse plantada pela mídia. Peculiaridades de um número um: mesmo perdendo para o excelente argentino Guillermo Cañas nas quadras rápidas norte-americanas e para o super motivado italiano Filippo Volandri em sua casa, a imprensa iniciou uma cruzada de convencimento da tal fase ruim.
- Classes de Tenistas
Por Artur Salles Lisboa Oliveira
O circuito de tenis, atualmente, está claramente polarizado em dois grandes tenistas: em um pólo está Roger Federer, número um do mundo que, apesar dos percalços recentes em Indian Wells e Miami, ainda continua hegemônico nas quadras rápidas; no outro pólo se encontra Rafael Nadal, vice-líder do ranking de entradas, que se mostra completamente supremo - desculpando a redundância - na terra batida.