Após vencer sua segunda rodada contra o sueco Elias Ymer em três sets em Roland Garros, Fabio Fognini, de 31 anos e 18º do mundo, disparou contra a campanha da ATP elaborada desde o ano passado do Next Gen, a nova geração do tênis.
Fognini fez os comentários na frente do vice-presidente de comunicação da entidade, Nicola Arzani, que, de acordo com relatos do site Ubitennis, fez gestos faciais de reprovação com as palavras do jogador.
"Esse papo de Next Gen é uma besteira, não gosto de toda essa atenção que essa iniciativa trouxe. Anos atrás o Rafa ganhava Roland Garros com 18 anos e agora temos o Denis Shapovalov (19 anos), número 25 do mundo, melhorando bastante e jogando na Suzanne Lenglen (segunda principal quadra do torneio) ou na Quadra 1 (terceira) e na programação, por exemplo, Muguruza e Kuznetsova jogando em outra qualquer eu fico chocado".
“A ATP faz coisas muito boas, mas não concordo com essas do Next Gen. Não curto essa atenção para esses jovens jogadores".
A iniciativa tem parceria com os italianos uma vez que o torneio de fim de ano Sub 21 é jogado em Milão e o próprio Masters 1000 de Roma tem uma quadra nomeada de Next Gen Arena.