Stan Wawrinka, atual 30º do mundo, foi derrotado nesta segunda-feira na estreia de Roland Garros para o espanhol Guillermo Garcia Lopez em batalha de cinco sets. Finalista ano passado ele perderá 1190 pontos e despencará para fora dos 250 melhores do mundo.
Apesar da derrota, Stan afirma que não se importará em jogar eventos challengers. O tenista comentou sobrne o joelho operado ano passado e que vem lhe incomodando nesta primeira metade de 2018: "Meu joelho está bem, bloqueou no primeiro set e por isso precisei pedir atendimento. Quando o fisioterapeuta maniupulou um pouco já estava completamente bem. Estou no caminho correto e necessito seguir avançando. Hoje poderia ter vencido, meu nível físico e mental está quase como quero. Estive muito perto hoje, mas também não jogo uma partida de cinco sets há um ano, tenho que aceitar essas coisas que não consegui fazer nos treinos ainda", afirmou o suíço que agora precisará de convites para jogar os principais torneios do mundo.
"Você treina bem, recupera seu nível e ganha partidas e em alguns meses volta ao seu nível. É tao simples. Quando se volta de lesão é seguro que seu ranking vai cair, mas não é o mais importante para mim. Sabia que após a cirurgia iria demorar um ano para voltar onde queria, é difícil mentalmente, essa é a parte mais difícil, mas creio que estou no caminho correto, jogando bem. O joelho se mantém bem e fisicamente começo a ficar mais forte todos os dias. Claro que agora precisarei de convites, mas se tiver que jogar algum challenger não terei problema com isso. E meu objetivo é chegar lá em cima, cedo ou tarde chegarei. Hoje perdi, mas eu olho para meu nível e estou mais perto de onde quero estar e do que diz o ranking".