O búlgaro Grigor Dimitrov, atual número cinco do mundo, foi o responsável por inaugurar a quadra Philippe Chatrier, a principal do complexo de Roland Garros, neste domingo, e não fez feio garantindo sua primeira vitória no Aberto da França.
Dimitrov, que nunca passou da terceira rodada no segundo Grand Slam do ano, derrotou na estreia o lucky loser egípcio Mohamed Safwat, 182º do mundo, que substituiu de última hora na chave principal o sérvio Viktor Troicki, por 3 sets a 0, parciais de 6/1 6/4 7/6 (7/1) em 2h02min de partida.
Foram 31 winners e 28 erros não-forçados de Dimitrov na partida contra 19 bolas vencedoras e 32 equívocos do rival que fez história para seu país quebrando um jejum que já durava quase 22 anos, o de um egípcio a disputar a chave principal de um Grand Slam - o último representando de seu país a disputar um Major foi Tamer El Sawy, no US Open de 1996.
Dimitrov agora aguarda pela definição de seu rival na segunda rodada que sai do confronto entre o chileno Nicolas Jarry e o americano Jared Donaldson.