O húngaro Marton Fucsoviz, ex-número 1 juvenil em 2010 e atual 60º da ATP, está em busca de escrever história ao tornar-se o primeiro tenista do seu país em 36 anos a conquistar um título em nível ATP.
Fucsovics, de 26 anos, encarou uma vitória de virada pelo ATP 250 de Genebra, na Suíça, sobre o norte-americano Steven Johnson, com placar de 2/6 6/4 6/1 e e garantiu em sua primeira final de torneio nível ATP.
Caso vença o alemão Peter Gojowczyk na grande final, Fucsovics será o primeiro tenista húngaro a conquistar um ATP desde Balazs Taroczy, ex-número 12 do ranking e que conquistou 13 títulos profissionais, o último deles no extinto ATP de Hilversum, na Holanda, justamente dez anos antes do nascimento de Marton.
Fucsovics, que foi campeão juvenil em Wimbledon 2010, é uma das grandes promessas da história recente da Hungria e que demorou a "engrenar" no circuito profissional tendo furado o top 100 definitivamente em 2017, já é o primeiro húngaro em 34 anos a fazer uma final de ATP. O últmo foi justamente Taroczy no já extinto ATP de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1984.