Sexto favorito da chave do ATP 250 de Lyon, na França, o local Gael Monfils, 38º da ATP, amargou sua terceira derrota consecutiva no circuito ao cair na estreia do torneio para o alemão Maximilian Marterer, 69º. O único local a vencer foi Gilles Simon.
Marterer precisou de 1h53 para fechar o placar em 2/6 6/4 6/4 tendo convertido quatro aces contra seis do francês, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 60% de aproveitamento do alemão, que teve um inicio de partida ruim, foi quebrado no segundo game, viu Monfils abrir 3/0 e conquistar nova quebra no oitavo game.
Na segunda etapa, o jogo se equilibrou e Marterer venceu nos detalhes de converter a única quebra da partida no nono game.
Motivado, entrou firme no set decisivo e com quebra no primeiro e terceiro games, abriu 4/0 no placar e administrou. Monfils tentou reagir, salvou match-point no sétimo game, devolveu uma quebra no oitavo game na primeira vez em que Marterer sacou para a partida, mas acabou eliminado.
Na segunda rodada Marterer encara o britânico Cameron Norrie, 102º, que superou o qualifier dominicano em 7/6 (5) 6/1.
Desde a eliminação para Rafael Nadal na segunda rodada do Masters de Madri, Monfils perdeu na estreia em Roma para Fabio Fognini e agora marca sua terceira derrota consecutiva.
Demais franceses em casa
Não foi apenas Monfils que frustrou a torcida local, Adrian Mannarino, 27º da ATP e quinto favorito, caiu para o espanhol Guillermo Garcia López, 71º, pelo placar de 6/3 4/6 6/1, após 1h53 e encara na segunda rodada outro tenista local Coretin Moutet, 127º, que venceu o compatriota Calvin Hemery, 143º, pelo placar de 6/7 (4) 6/4 6/3.
O único francês a dar alegria em casa foi Gilles Simon, 75º, que encarou o qualifier espanhol Jordi Montana, 410º, e o superou por 6/4 6/2.
Na próxima rodada, Simon encara o quarto favorito, o coreano Hyeon Chung.