Os favoritos levantaram os troféus do Profissional neste domingo com sol e um pouco de frio no outono carioca na praia do Flamengo na 1ª Copa Univeritas de Beach Tennis, competição com premiação de R$ 4 mil. Ao todo foram 195 atletas do Rio de Janeiro, de São Paulo, Rio Grande do Sul e da Venezuela contabilizando quatro entre os 11 melhores do Brasil dois deles entre os 25 melhores do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis.
Entre os homens a final colocou frente a frente os irmãos Diogo e João Lauro Carneiro. Diogo, de 23 anos, número 1 do país e 11º do mundo, e o parceiro Luiz Gimpel, ex-top 50 e atual 105º, marcaram 6/4 7/5 sobre João Lauro, de 19 anos, e Antonio Kutter Vollmer. Vollmer e João Lauro chegaram a abrir 4/2 na segunda parcial: "Para mim é especial poder vencer aqui, sou de Laranjeiras e nunca tinha ido muito bem num torneio aqui em casa onde comecei a jogar, estou muito feliz, só o Diogo para me ajudar para conseguir esse feito", disse Gimpel.
Diogo Carneiro também celebrou: "Foi uma ótima conquista, conseguimos virar bem o segundo set que estavamos perdendo e muito complicado. Jogar contra meu irmão é sempre difícil pois um sabe do jogo do outro, os defeitos do outro, então temos que variar a tática a cada jogo contra ele, o saque, a devolução, eles começaram melhor no segundo set, me quebraram, mas conseguimos sair com a vitória".
Carneiro, que ano passado foi vice-campeão Mundial por equipes pelo Brasil na Rússia, não foi convocado para a disputa da competição no meio do ano, e opinou: "Estou triste pois a gente trabalho o ano inteiro para estar nesse torneio, não dá nem para explicar o que é representar o Brasil, fui uma única vez e na final levamos ao terceiro set a atual dupla número 1 do mundo, foi publicado que eu não estava 100% fisicamente, mas todos viram aqui hoje que estou preparado para jogar", afirmou o jovem que no circuito mundial forma parceria com o niteroiense Ralff Abreu. Os dois planejam jogam o Mundial de Duplas na Itália em agosto e na sequência torneios no Japão e na Europa.
No feminino a experiente Flávia Muniz, de 39 anos, 24ª do mundo, e que tem título no maior torneio do mundo em Aruba, com mais de mil atletas, foi campeã ao lado da ascendente Lorena Melo, de 24 anos e 41ª do ranking mundial. Elas marcaram 6/1 6/0 na gaúcha de Caxias do Sul (RS), Roberta Siedl, radicada desde pequena no Rio de Janeiro, e na venezuelana da cidade de Barquisimeto, Maria Ceballos, que já vive na capital carioca desde 2014.
"Temos uma boa sintonia sempre eu e Lorena e aqui no Flamengo poderia ter mais torneios, tem uma paisagem muito bonita e o torneio foi bem legal", afirmou Muniz que tem vinte títulos de duplas no circuito mundial.
"O visual é um dos melhores da praia do Flamengo, não jogo muitos torneios com a flávia, mas quando jogamos vamos muito bem, o vento atrapalhou um pouquinho, mas impusemos nosso jogo bem . Jogar com a Flávia é ótimo, ela é constante, sempre calma, muito bom sempre", destacou Lorena.
Marcelo Medeiros, o Marcelo Meds, do peculiar Surfusca, foi vice-campeão ao lado de seu aluno André Pereira na final da categoria B (Intermediário) neste domingo. Eles perderam a final para Daniel Cotta e Diogo Laydner por 8/6. Meds leva o Surfusca estilizado e adaptado ao Beach Tennis para o estado do Rio de Janeiro dando aula de iniciação do esporte e segue buscando patrocínio para levar o carro e o esporte para duas praias de Salvador e uma de Aracajú que ainda estão começando com o Beach Tennis.
No feminino o troféu foi para Marcela Guerra e Roberta Maia derrotando Laura Dahmer e Gabriela Martins por 8/4. Na Masculina A o troféu ficou com Nilo Koetz e Bruno Tosta marcando 8/6 sobre Paulo Carneiro, pai de João Lauro e Diogo, e Filipe Toledo por 8/6.
Diego Vidal, diretor do torneio, comemorou a realização da competição: "Foi uma grande competição, atingimos a meta do número de atletas, média maior que o normal para torneios aqui no estado, um dia final muito bom com clima de sol, ameno, muita torcida acompanhando as finais, estrutura sendo elogiada pelos jogadores. Agradecemos a parceria de nossos patrocinadores em especial da UNIVERITAS, sem eles não exisitiria esssa competição. Sem dúvida teremos mais grandes eventos ao longo do ano".
Hall dos Campeões:
Profissional
Masculino - Diogo Carneiro/Luiz Gimpel
Feminino - Flávia Muniz/Lorena Melo
A (Avançado)
Bruno Tosta/Nilo Koetz
Camila Sayure/Silvia Oliveira
B (Intermediário)
Daniel Cotta/Diogo Laydner
Marcela Guerra/Roberta Maia
C (Iniciante)
Lucas Alves/Moisés Alves
Mirele Gimenes/Andrea Martins
Dupla Mista
A (Avançado)
Camila Sayure/Marcelo Aranha.
B (Intermediário)
Loana Martins/Fabiano Martins
Veteranos
40+
Marcelo Aranha/Leonardo Padula
Rosana Minervini/Maria Fernanda Dobes
50+
Renê Lopes/Mauro Teixeira
A 1ª Copa Univeritas de Beach Tennis teve o patrocínio da UNIVERITAS e apoios da Agência 2x2, Bumbum Ipanema e Espaço Laser.