Atual campeão do Masters 1000 de Roma, na Itália, o alemão Alexander Zverev, terceiro do ranking da ATP, superou o croata Marin Cilic, quinto do mundo, na semifinal da competição italiana, que decidirá contra o espanhol Rafael nadal.
O alemão precisou de 2h01 para superar o croata em 7/6 (13) 7/5 tendo convertido nove aces contra seis de CIlic, que cometeu 29 erros não-forçado contra 26 de Zverev, que disparou 22 bolas vencedoras contra 22 do croata, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 76% de aproveitamento do alemão.
A partida também foi uma briga indireta pelo posto de número três do mundo, já que caso o alemão perdesse e Cilic fosse campeão, ele reassumiria o posto de terceiro da ATP.
Com a tática de sacarem firmes e buscar definir após poucas trocas de bolas, o jogo teve boas jogadas e poucas chances. Na primeira etapa Zverev cometeu erro com forehand em breakpoint que teve no quinto game e depois disso viu o Cilic sacar muito firme e sair de um 0-40 no décimo primeiro game e viu a disputa ir para o tiebreak. Ali, Cilic desperdiçou cinco setpoint e viu o alemão fechar em seu quinto setpoint com 15/13 no placar.
O alemão teve um problema no ombro, passou por atendimento fisioterápico no tempo de intervalo de set e mais o tempo médico, somando seis minutos, mas abriu mal com saque, foi quebrado no primeiro game e viu o croata abrir 2/0 e buscando a recuperação, devolveu a quebra no oitavo game, igualou o placar e buscou seguindo pressionar até conquistar a quebra em bela passada no décimo segundo game.
Na grande final em Roma, Zverev busca seu bicampeonato diante de Rafael Nadal, que vai lutar pelo octa-campeonato. Os dois tenistas já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional, todas vencidas pelo espanhol.