A ex-número 1 do mundo e atual 40ª da WTA, Maria Sharapova, encarou uma batalha de 3h13 diante da atual campeã de Roland Garros, a letã Jelena Ostapenko, sexta da WTA, e se garantiu na semifinal do WTA Premier de Roma, na Itália.
Em um jogo duríssimo com muitos pontos longos, agressividade das duas tenistas e games indo à 40 iguais na maioria das vezes, a russa fechou o placar em 6/7 (6) 6/4 7/5 tendo convertido seis aces contra três da letã, que cometeu 11 duplas-faltas contra 10 de Sharapova, que disparou 32 bolas vencedoras contra 34 de Ostapenko que cometeu em todo o jogo 61 erros não-forçados contra 41 da russa.
A letã jogou boa parte da partida com um ferimento no joelho esquerdo, por ter se cortado de leve ao ter o acertado com a raquete durante um movimento de saque ainda no primeiro set. A ferida não impediu Ostapenko de lutar e pressionar a russa e até quando teve cãibras sacando no oitavo game do terceiro set, manteve-se firme para sair de um 2/5 abaixo e pressionar Sharapova, que manteve a luta.
Tricampeã do WTA Premier de Roma em 2015, 2012 E 2011, Maria Sharapova aguarda pela vencedora do duelo entre a número 1 do mundo Simona Halep e a francesa Caroline Garcia.
A ida à semifinal em Roma pode colocar a russa de volta no top 30 pela primeira vez desde seu retorno em maio de 2017 após suspensão por ter sido pega no antidoping. Na próxima segunda-feira, Sharapova deve figurar ao menos como 29ª do mundo.