O número 1 da Itália e 21º do mundo, Fabio Fognini, teve uma estreia mais fácil do que previa na chave do Masters 1000 de Roma ao superar o francês Gael Monfils, 39º da ATP, em menos de uma hora. Na torcida por
Sob olhar atento da esposa, a ex-top 10 Flavia Pennetta, Fognini encarou 54 minutos de partida contra Monfils para fechar o placar em 6/3 6/1 tendo convertido um ace contra três do francês, que venceu 59% de pontos jogados com seu primeiro serviço contra 89% de aproveitamento do tenista da casa, que perdeu apenas três pontos neste fundamento.
A partida teve um inicio equilibrado, com os dois tenistas confirmando bem seus games de saque. Mais sólido, Fognini venceu quatro games em sequência conquistando quebras no sétimo e nono game fechando o primeiro set.
Na etapa seguinte, Fognini manteve o ritmo, foi sólido, e venceu cinco games em sequência com quebras no quarto e sexto games.
Fognini, que sequer foi ameaçado pelo francês na partida encara na segunda rodada o sexto favorito da competição, o austríaco Dominic Thiem, que estreia de bye na primeira rodada. Italiano e austríaco se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, com duas vitórias de Thiem, uma delas no saibro de Munique, na Alemanha.
A vitória sobre Monfils foi a 300ª da carreira profissional do italiano, que foi homenageado pela TennisTv (vídeo abaixo).