O australiano Bernard Tomic, 243º do ranking da ATP, se re-encontrou com as vitórias no saibro do Challenger de Aix-en-Provence, na França, e confirmou a boa fase ao superar o sueco Elias Ymer, 138º, e se garantir na grande final, sua primeira em dois anos.
Tomic, que chegou à Aix-en-Provence com duas derrotas no ano, precisou de 2h19 para virar sobre Ymer com o placar de 2/6 7/6 (2) 6/4 tendo convertido oito aces contra 10 do sueco, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 73% de aproveitamento do australiano.
Tendo disputado sua última final no circuito profissional em fevereiro de 2016, no piso rápido de Acapulco, no México, onde foi derrotado pelo austríaco Dominic Thiem, Tomic encara na grande final do torneio francês o compatriota John Millman, que superou o algoz de Thiago Monteiro, o argentino Guido Andreozzi, por 6/7 (9) 6/2 7/5.
Principal favorito do torneio, Millman, 70º da ATP, já enfrentou e foi derrotado por Tomic duas vezes no circuito profissional, ambas as partidas em piso rápido.