O argentino Juan Martin Del Potro, atual número 6 do ranking mundial, lutou muito mas acabou derrotado nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri, disputado no saibro, pelo sérvio Dusan Lajovic.
O triunfo do sérvio, 95º colocado da ATP, veio em uma verdadeira maratona de 2h17 de duração, com as parciais de 3/6 6/4 7/6 (8/6). Este foi apenas o primeiro embate entre o argentino e o sérvio.
Nas quartas, Lajovic terá um duelo contra o sul-africano Kevin Anderson, vindo de vitória por 6/3 7/6(7) sobre o alemão Philipp Kohlschreiber. O sul-africano leva a melhor no retrospecto, tendo vencido o único confronto entre eles, no Masters 1000 de Miami em 2017.
Segundo melhor tenista do ranking anual, Del Potro vem fazendo uma grande temporada em 2018, tendo conquistado os títulos do ATP 500 de Acapulco e do Masters 1000 de Indian Wells — em uma partida épica contra Roger Federer — além de ter atingido a semifinal no Masters 1000 de Miami, sendo eliminado pelo eventual campeão, John Isner.
Esta é a primeira vez que Lajovic atinge as quartas de final de um torneio da série Masters 1000. O sérvio atingiu as oitavas de final em apenas duas ocasiões, em Indian Wells em 2017, ocasião em que foi derrotado por Pablo Carreño Busta, e agora em Madri.
A partida teve um início morno, com ambos jogando um tênis conservador e mantendo seus serviços com tranquilidade. O primeiro a ter chances foi Del Potro, que converteu a quebra de saque já no sétimo game, abrindo 4/3. Ele voltou a quebrar novamente o saque do sérvio para fechar o primeiro set em 6/3.
Com a vantagem em mãos, Del Potro entrou no segundo set da mesma forma que no primeiro, fazendo um jogo bastante conservador. No entanto, foi Lajovic quem teve a vantagem dessa vez e conseguiu a quebra de saque no sétimo game. O argentino tentou, mas não conseguiu devolver a quebra e perdeu o set por 6/4.
Na parcial decisiva, Del Potro saiu quebrado logo no primeiro game, mas devolveu a quebra em sequência. A parcial se manteve bastante equilibrada nos games seguintes, sem grandes chances para nenhum dos dois. Com a definição no tie-break, tudo parecia se encaminhar para o argentino, que abriu rapidamente 4-0 no marcador. Mas após 4 erros não forçados, Lajovic voltou ao jogo e teve seu primeiro match-point no 6-5. Del Potro conseguiu salvar com um grande saque, mas voltou a cometer erros concedendo um novo match-point ao sérvio, que desta vez aproveitou e fechou em 8-6.