Em seu retorno às quadras de saibro após um ano, o argentino Juan Martin Del Potro, sexto do ranking da ATp, estreou com boa vitória no Masters 1000 de Madri, na Espanha, diante do bósnio Damir Dzumhur, 32º da ATP, e encara algoz de Richard Gasquet.
Quarto favorito da competição, Delpo estreou diretamente na segunda rodada e precisou de 1h22 para fechar o placar em um duplo 6/3 tendo convertido três aces contra dois do bósnio, que venceu 61% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 68% de aproveitamento do argentino.
Delpo entrou em quadra buscando a marca de 22 vitórias no ano contra apenas quatro derrotas e para isso buscou ser agressivo desde o inicio, confirmou seu game de zero e buscou pressionar Dzumhur, que acabou quebrado no quarto game e viu o argentino vencer quatro games em sequência com nova quebra no sexto game e abrir 5/1 no placar. O jogo seguiu duro e o bósnio devolveu a quebra de saque no sétimo e buscar a reação, sem grande resultados.
Na segunda etapa, Delpo abriu com quebra de saque em jogo complicado, salvou dois breakpoints no segundo game, fez 2/0 no placar. O jogo seguiu equilibrado, com os tenistas buscando se pressionar e trabalhando com forehand firme na devolução, Del Potro conquistou nova quebra no nono game fechando a partida.
Na segunda rodada da competição Delpo segue encarando rivais da região dos Balcãs e encara o sérvio Dusan Lajovic, que surpreendeu o franc~es Richard Gasquet em 76 (1) 7/6(1), e a quem nunca enfrentou no circuito profissional.