Gael Monfils, ex-top 10 mundial e atual 41º colocado, destacou, após a vitória na estreia no Masters 1000 de Madri, na Espanha, estar muito motivado para interromper a série de 19 vitórias seguidas de Rafael Nadal no saibro.
Os dois se enfrentam pela segunda rodada na Espanha na quarta-feira: "Ele é uma lenda. Temos sorte de ter lendas como Nadal e Federer. Só posso admirar pelo que está fazendo e e me sentir com sorte de poder enfrentá-lo na quarta-feira. É uma grande motivação tentar romper seu recorde", disse Monfils sobre a marca de Nadal que ganhou 47 sets consecutivamente na superfície.
Monfils afirmou que não dará tantas deixadas: "Tenho que tirar mais golpes, mesmo que me sinta cansado, talvez possa encontrar uma versão melhor do meu jogo. Tratarei de ser agressivo contra o Rafa que sempre quer ser, mas não é fácil ser agressivo contra ele, sua bola, a maneira como se mexe em quadra me vai obrigar a estar em cima dele, essa será minha atitude, outra coisa é fazer. Será uma batalha da linha de base, espero ganhar vários games, mas se eu entrar travado ele me ganha fácil. Ainda não me encontro em grande forma para enfrentá-lo".