Sétimo favorito no ATP 250 de Munique, na Alemanha, o francês Gael Monfils, 40º do ranking da ATP, foi surpreendido pelo bósnio Mirza Basic, 90º, e caiu na estreia do torneio. Basic encara na segunda rodada o eslovaco Martin Klizan.
Basic precisou de 1h39 para fechar o placar em 6/2 3/6 6/3 tendo convertido seis aces contra quatro do francês, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 82% de aproveitamento do bósnio.
O primeiro set começou com o francês em perigo e salvando breakpoint já no primeiro game, mas acabou quebrado no terceiro game, viu o rival abrir 3/1 no placar e administrar e conquistar nova quebra no sétimo game.
Na segunda etapa, os tenistas trocaram quebra no segundo e terceiro games, se pressionaram e após salvar breakpoints em seus games de saque, Monfils conquistou a quebra no sexto game e administrou.
No set final, Basic abriu 3/0 com com quebra no segundo game e administrou.
Nas oitavas de final do torneio, Basic encara o eslovaco Martin Kizan.
Fognini fora
O italiano Fabio Fognini, 19º do ranking da ATP e quinto favorito na chave do torneio alemão, levou a virada do compatriota Marco Cecchinato, 59º, pelo placar de 5/7 6/3 6/2.
Cecchinato encara na segunda rodada o húngaro Marton Fucsovics, 61º da ATP, que superou o argentino Guido Pella, 60º, em 6/4 7/5.