X
banner

Jogue Melhor - Aprenda a jogar o Tie-break!

Quarta, 26 de abril 2017 às 23:13:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Prof. Paulo Muñoz, membro da USTA - Ao ensinar percebo que muitos jogadores, até de bom nível, se atrapalham ao encarar o tie-break. O desempate é como se fosse um jogo à parte, com suas peculiaridades que devem ser respeitadas.



 

Vamos ver como funciona. Em um game normal você pode perder até três pontos (0/40), se recuperar e ainda fechar o game no set. Em um tie-break você perder três pontos representa quase metade do total. Duplas-faltas têm um peso enorme.

 

A cada serviço no tie-break você tem apenas duas chances, em um game normal são três, isso faz com que o jogo vire a todo momento, você pode sair ganhando por 3 a 2, mas perdendo seus dois saques a situação se inverte com 4 a 3 dois serviços do oponente. 

DETALHES PSICOLOGICOS DO JOGO

O jogador precisa ter a consciência que se ele chegou até o tie-break é porque a partida está equilibrada e por diversos motivos ninguém está melhor que ninguém. Tenha confiança, repasse mentalmente as jogadas que te levaram até este momento, pense onde errou e onde acertou, onde seu oponente está mais fraco, procure usar golpes que estejam funcionando melhor. Se o corpo der sinal de cansaço, evite demonstrar, abrevie as trocas de bola, use saques mais precisos, se for seu estilo suba à rede para definir o ponto mais rapidamente, use drives mais direcionados para o adversário se desgastar também. Mantenha a contagem em voz alta para pressionar o oponente.  

 

Mais vale um serviço de média velocidade do que arriscar demais a potência e cometer uma dupla-falta. Jogue o máximo de pontos com o primeiro serviço, faça com que o adversário mantenha o respeito em seu saque na hora de devolver. Se o placar estiver mais favorável arrisque mais nas devoluções, consciente de que a pressão está com o adversário. Se o cansaço tomar conta de você lembre que está perto da vitória. 

 

Se o encontro for melhor de três sets e a contagem estiver 1 a 0 para você se lembre que é importante dar tudo para evitar um set a mais.

Controle os pontos, não deixe o adversário se distanciar, procure manter a contagem apertada em no máximo dois pontos de frente para o adversário, quanto maior a distância mais confiança ele terá para arriscar. Tente ganhar o próximo ponto caso perca o anterior. 

É importante incluir nos treinos a simulação do tie-break. Aplique as dicas e faça de seu tie-break um ponto forte.

 

 

 

UM ABRAÇO E ATÉ A PROXIMA DICA DO MUNÕZ

 

Sobre Paulo Muñoz

Prof. Paulo Muñoz (CREF) nº 10184

Membro da Associação Americana de Treinadores de Tênis USPTR, categoria Professional, desde1996.

Membro da (Associação Internacional de Encordoadores - USRSA) , matricula nº 28477  desde 1996

Curso CBT nível I, II, III

Treinando atletas desde 1976.

banner
banner