Com estratégia de alongar pontos, estar sólido com forehand de devolução e firme no saque, o argentino Juan Martin Del Potro, 63º do ranking da ATP, superou o gigante croata Ivo Karlovic, 21º, e se garantiu na semifinal do ATP de Estocolmo, na Suécia.
O argentino precisou de 1h11 para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido seis aces contra 12 do croata, que venceu 68% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 81% de aproveitamento.
Del Potro chegou apresentando sua estratégia de jogo já nos primeiros games, conquistou a quebra de saque no segundo game da partida e fez 3/0 no placar, firme, o argentino administrou a vantagem de aproveitar o único breakpoint que teve em todo o set, não deu chances ao rival e levou a primeira etapa.
Na segunda parcial, a disputa seguiu equilibrada, com os dois tenistas firmes. Del Potro salvou breakpoints no quarto e sexto games, quatro no total, e aproveitou a única chance que teve no sétimo game, conquistou a quebra e administrou o resultado.
Na semifinal do torneio sueco, onde é convidado da organização, o argentino encara o segundo favorito, o búlgaro Grigor Dimitrov, 18º da ATP, qu venceu batalha contra o sul-africano Kevin Anderson, 48º, e após 2h18 fechou o placar em 7/6 (3) 5/7 6/2..
Delpo de Dimitrov já se enfrentaram três vezes no circuito profissional, todas vencidas pelo argentino e a última delas na grama do ATP de Stuttgart, na Alemanha, em junho deste ano.
Uma curiosidade sobre a carreira de Del Potro foi apontada pelo jornalista argentino Enrique Quique Cano: "Todas as vezes em que enfrentou o espanhol Nicolas Almagro na carreira Del Potro chegou à final do torneio em questão (anteriormente Tóquio e Xangai ambos em 2013).
Recuerdo dato d ayer: Cada vez q Del Potro enfrentó a Almagro, llegó, al menos, a la final d torneo (Tokio y Shanghai). Acá ya está en semi
— Enrique Quique Cano (@QuiqueCano) October 21, 2016