Após conseguir vaga inédita na final olímpica de duplas batendo Vasek Pospisil e Daniel Nestor por 7/6 (7/1) 7/6 (7/4), Rafael Nadal disparou criticas diante da organização dos Jogos pelo estado da quadra 3 onde foi realizado o encontro.
"Creio que é a pior partida mais importante de minha vida na pior pior quadra. Nunca havia jogado uma partida tão importante para nós numa quadra tão ruim", reclamou Rafa que explicou suas lágrimas e emoções na vitória ao lado de Marc Lopez.
"Foi um pouco de tudo, o primeiro porque a Olimpíada é algo único. É a cada quatro anos, sei o quanto me marcou em 2008 e o feito de não ter ido em 2012, mesmo que tenha perdido tantos eventos do Masters 1000, Grand Slam, ATP Finals, Copa Davis...foi o momento mais duro de minha carreira. Além do mais este ano vinha jogando muito bem e quase no momento mais importante do ano tinha que parar. Não pude competir nem em Roland Garros (abandonou na terceira rodada) e Wimbledon e tudo isso se vai somando até que viva o momento com mais emoção. Além do mais estou vivendo isso com um de meus melhores amigos Marc, isso é algo inesquecível".
Nadal também reclamou da programação dos jogos. Ele teve que desistir da dupla mista com Garbiñe Muguruza. Pediu que o tênis ampliasse os dias na competição: "Não sei se são necessárias duas semanas, mas 12 dias pelo menos e dá pra fazer, essa é a realidade. Poderia começar e terminar Cincinnati alguns dias mais tarde, há opções. Também sendo realistas quem faz a programação também poderiam fazer melhor".
Nadal jogará com Thomaz Bellucci em torno das 13h nesta sexta nas quartas de simples e no último jogo da quadra central buscará o Ouro nas duplas contra os romenos Horia Tecau e Florin Mergea.