Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Quem nunca pegou um adversário que adora dar balão ?
É bem comum, principalmente em torneios, lidar com adversários que respondem as bolas jogando para o alto afim de incomodar o adversário, os chamados baloeiros.
Veja mais colunas do professor Paulo Muñoz!
Converso com vários atletas que se irritam facilmente quando depois de treinar exaustivamente, winners, voleios matadores e uma diversidade de jogadas se deparam nos torneios com um adversário que só joga bolas altas, tirando o oponente de jogo facilmente.
O que fazer com um adversário destes ?
A bola alta é sem dúvida uma alternativa para o jogador ganhar tempo de retornar ao centro da quadra e anular a estratégia de ataque do oponente.
Para lidar com esse modelo de jogador é preciso concentração e cabeça fria. Sempre digo que uma bola tem vários timings (pontos de rebatida), como funciona ?
Para você não recuar o tempo todo, o melhor é você tentar avançar sempre em direção ao quique da bola sempre que ela vier alta e profunda, assim que ela começar a subir na altura da cintura, você atacar de volta impondo o seu ritmo. Abaixá-la com Slices profundos (reveja a matéria Como melhorar seu Slice) também é uma solução para diminuir a altura do quique para o adversário, dificultando a resposta alta. Observe e analise se a bola vai empurrar você para trás ou apenas quicar mais alta, se ela fizer você recuar muito, o melhor é avançar, caso contrário você pode esperar a descida da bola para atacar. Ficar recuando o tempo todo em direção grade do fundo é o que o baloeiro pretende e o melhor é não ceder a esta guerra mental.
Outra arma interessante, é surpreender o oponente rebatendo a bola antes do quique com um voleio de meio de quadra (reveja a matéria como jogar no centro da quadra) com Spin e subir a rede, vale lembrar que esta é uma jogada mais avançada, ou para os que já praticam este treino nas aulas. A concentração e determinação são imprescindíveis nesta jogada, um milímetro de insegurança pode te custar o ponto. Pense positivo.
Outra solução é o saque e voleio ou subir sempre que possível, para evitar a troca de bolas altas no fundo, ao subir a rede prefira um Slice para abaixar a bola e dificultar o adversário responder com um balão.
Como podemos perceber existem várias maneiras de combater os baloeiros, escolha a que mais se encaixa as suas possibilidade como jogador, só não perca a cabeça, por que no tênis soltar balões também faz parte do jogo.
Bons treinos e até a próxima dica do Muñoz!
Sobre o PROF. PAULO MUNOZ
Professional da associação americana de treinadores de tênis. Membro da International Tennis Federation (ITF). MEMBRO DO CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Nº 10184. Cursos com Luis Caye (Canadá); cursos Alberto Osetti preparador físico (Argentina); curso cbt nível I, II, III. Treinando atletas desde 1976.
Acesse a loja Planet of Champions! - Tire suas dúvidas com o professor Paulo pelo email planetchampions@uol.com.br